Laboratório Oswaldo Cruz

Dicas de Saúde

Dicas de Saúde

  • Sabendo mais sobre Diabetes Melito.

    Dicas de Saúde

    Diabetes melito - é uma doença crônica, caracterizada pela elevação do açúcar no sangue.
    Não se conhece exatamente sua(s) causa(s). Podem estar envolvidos fatores hereditários, genéticos, ambientais, imunológicos e virais.
    O Diabete pode ser dividido em 2 grandes grupos: o Diabetes Melito insulino-dependente (DMID) ou diabete do tipo I, e o Diabetes Melito não-insulino-dependente (DMNID) ou diabete do tipo II.
    Estes 2 tipos de diabete nem sempre são facilmente reconhecíveis em um determinado paciente.
    Além destes, há outras condições caracterizadas por intolerância ä glicose, Diabetes Melito Gestacional e secundário a outros distúrbios (por ex., pancreatite, indução por drogas, outros problemas endócrinos).
    O Diabetes Melito insulino-dependente (DMID) é caracterizado pelo início abrupto dos sintomas clássicos (sede, urina em excesso, aumento do apetite e emagrecimento), tendência à cetoacidose e dependência de insulina exógena para manter o controle da glicemia.
    Inicia-se geralmente entre a infância e o início da idade adulta, podendo ocorrer mais tarde em alguns casos. As causas são multifatoriais.
    O Diabetes Melito não-insulino-dependente (DMNID) é caracterizado por início lento, com poucos sintomas, ou é assintomático. Os sintomas são: sede e urina em excesso, fraqueza,dor nas pernas, visão borrada, cãibras, às vezes até perda de peso. É frequente descobrir a doença por acaso, em exame de rotina.
    Em geral ocorre após os 45 anos de idade. A obesidade está presente em 80 a 90 % dos casos. Existe forte tendência familiar.
    O tratamento inicial é a mudança no hábito alimentar e incentivo à atividade física. O objetivo é a manutenção do peso normal. Deve ser evitada a ingestão de açúcar, mel, refrigerantes açucarados. A quantidade de alimentos a ser ingerida varia de acordo com a idade, sexo, peso, atividade física. Devem ser evitadas as frituras e limitar o uso de gorduras no preparo dos alimentos. Evitar ao máximo o consumo de álcool e de cigarros. Quando o Diabetes não é controlado somente pela dieta, é indicado o uso de medicação hipoglicemiante por via oral e em alguns casos, o uso da insulina é necessário.
    De uma maneira geral, os pacientes diabéticos têm uma perspectiva de vida praticamente normal. Entretanto podem surgir complicações, relacionadas ao comprometimento dos rins, nervos, olhos e da circulação do coração e das pernas.
    As complicações são influenciadas por diversos fatores como taxa elevada de glicose, colesterol, triglicerídeos e aumento da pressão arterial por longos períodos. Estudos recentes comprovam que o controle rígido da glicemia e da pressão arterial reduzem de forma importante as complicações crônicas do Diabetes, principalmente se diagnosticadas nas fases iniciais.
    O tratamento deve ser contínuo e realizado por uma equipe profissional multidisciplinar: médicos, nutricionistas, psicólogos e professores de educação física.
    Um paciente bem informado sobre sua doença, enfrenta melhor o seu dia a dia, melhorando seu padrão de vida.

  • Vacina contra o HPV

    Dicas de Saúde - Vacina contra o HPV

    O HPV (Papilomavirus Humano) é um vírus de transmissão sexual relacionado ao surgimento de Câncer de Colo do Útero.
    Já chegaram ao Brasil as vacinas para prevenir a infecção pelo HPV.
    Há uma centena de tipos de HPV, mas a maioria das infecções é causada por apenas quatro deles. A Vacina Quadrivalente contra o HPV protege contra quatro tipos do vírus (6, 11, 16 e 18), que são responsáveis por 70% dos casos de câncer do colo de útero e por 90% das verrugas genitais. Informe-se com seu (sua) médico (a) ginecologista.

  • Índice de Massa Corporal (IMC)

    Dicas de Saúde - Índice de Massa Corporal (IMC)

    Dicas de Saúde - Tabela de Índice de Massa Corporal (IMC)

    O Índice de Massa Corporal (IMC) é reconhecido como padrão internacional para avaliar o grau de obesidade. O IMC é calculado dividindo o peso (em quilogramas) pela altura ao quadrado (em metros). Utilize os campos abaixo para calcular o seu IMC.

    Calcule o seu IMC.

    Digite seus dados utilizando apenas pontos.




Central Analítica: (12) 2123-9200 | WhatsApp / Telegram: (12) 99105-5439 (somente mensagens) | E-mail: contato@oswaldocruz.com.br