Laboratório Oswaldo Cruz

Urinálise e Líquidos Corpóreos

Foto do processo de Urinálise e Líquidos Corpóreos

Aqui são realizadas análises em amostras de líquidos pleural, peritoneal, sinovial, cefalorraquidiano, bem como de urina, avaliando suas características físicas (volume, densidade, coloração, etc.), químicas (pH, dosagens bioquímicas, etc.) e microscópicas (contagem de hemácias, leucócitos, pesquisa de cilindros, cristais, etc.). As técnicas incluem a utilização de tiras reagentes, densitômetro, reações bioquímicas manuais e utilização de microscópios ópticos com câmaras de contagem.

Particularmente nas análises urinárias os resultados da quantificação de elementos figurados são submetidos a um tratamento matemático no sistema informatizado, onde as variáveis de maior importância no cálculo são o valor da Densidade e do Volume de Urina Centrifugado. Dessa maneira, amostras de urina extremamente diluídas ou concentradas, que representariam respectivamentre valores falsamente diminuídos e aumentados destes elementos, têm seus resultados adaptados à densidade urinária padrão, o que facilita sua correlação com a realidade clínica de cada paciente.

Amostras positivas na triagem para elementos como glicose, proteínas e bilirrubina são encaminhadas para quantificação específica nos equipamentos automatizados do setor de Bioquímica.


Central Analítica: (12) 2123-9200 | WhatsApp: (12) 99105-5439 | E-mail: contato@oswaldocruz.com.br